Saiba tudo sobre o novo CRLV digital

Saiba tudo sobre o novo CRLV digital

A partir do ano de 2021 os documentos de porte obrigatório, que concedem direito legal à circulação e ao tráfego, podem ser emitidos digitalmente.

Os documentos obrigatórios são: Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), ambos compõem a nova Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O que é a carteira digital?

A carteira digital é um aplicativo emitido pelo governo, que traz a versão digital dos documentos obrigatórios, gerando mais praticidade e segurança aos motoristas.

O que é a CNH digital?

A CNH é a habilitação, que agora pode ser feita e renovada digitalmente. Ela será armazenada dentro do aplicativo da carteira digital, e não precisa mais ser apresentada em papel.

O que é o CRLV digital?

 A versão eletrônica do certificado de registro. Esse que por sua vez é o documento obrigatório expedido anualmente, para comprovação de que o carro está apto para circular nas ruas brasileiras.

No ano de 2021 todos esses documentos podem ser obtidos digitalmente. Esses registros ficam armazenados no aplicativo da carteira digital. Caso o motorista possua mais de um veículo, podem ser emitidas diversas CRLV, todas ficarão armazenadas na mesma carteira.

Por que ter CRLV?

A CRLV fornece às autoridades informações importantes sobre o estado do automóvel, seu histórico, se há permissão para circulação, alerta de furto, entre outros.

O CRLV também é solicitado para modificações como alteração de cor e emplacamentos. A nova placa Mercosul torna-se obrigatória no ano de 2021, por isso, é importante ter o documento sempre à mão.

Como solicitar o CRLV?

A renovação do documento é anual, e pode ser feita pelo site do Detran referente ao seu estado. Primeiro, deve-se verificar se não há débitos pendentes (multas, IPVA, DPVAT, licenciamento) caso haja, é necessário pagar para prosseguir com o licenciamento. Depois, verifique se não há restrições.

Se não houver pendências, será solicitado o número do Renavam do veículo que pode ser encontrado na parte de trás do antigo documento. Será emitida uma taxa, que pode ser debitada pela internet. Quando o pagamento for identificado, o documento já poderá ser acessado.

Como obter os novos documentos digitais?

Para pessoas físicas, o primeiro passo é baixar o aplicativo da carteira digital, disponível para Android e iOS. Após o download, faça o cadastro no site gov.br pelo próprio aplicativo. Na tela inicial, clique em veículos, em seguida “toque aqui” para adicionar um CRLV. Digite o número do Renavam e logo depois o código de segurança do CRV.

Apenas o proprietário do veículo pode solicitar o CRLV, porém, esse documento não se limita apenas a uma carteira, ela pode ser armazenada por terceiros que também utilizam o veículo. Todos esses processos podem ser feitos digitalmente e não possuem custos adicionais.

Meios oficiais:

O aplicativo, a solicitação, os documentos, as taxas, todos os processos são feitos pelo site do Detran. Não utilize sites de terceiros e busque sempre informações oficiais nos sites do governo.

A polícia pode verificar a autenticidade do documento pelo QR code disponível na versão digital. Esse código é gerado automaticamente no aplicativo oficial e é insubstituível. O documento é armazenado tanto no sistema como no próprio celular, ou seja, pode ser apresentado mesmo offline.

Atualize-se:

Como um documento que tem renovação anual, é importante obter a nova versão. Esses processos são práticos e seguros, oferecem a vantagem de serem feitos de maneira digital e sem burocracia. Um documento desatualizado pode resultar em multas ou até mesmo apreensão do veículo.

Por isso manter a documentação em dia é importante, e para mais informações como essa, acesse nosso blog. Para as novas placas e informações visite nosso site e veja nosso artigo sobre como solicitar a nova placa Mercosul.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn