Amortecedores, quando trocar

Quando trocar os amortecedores do seu carro?

Você sabe o momento exato para trocar os amortecedores do seu veículo?

Fazer a manutenção preventiva do carro é a regra número um para quem quer evitar dores de cabeça. Desta maneira, é sempre bom estar atento aos sinais que o seu veículo irá apresentar, antes mesmo do problema acontecer. 

Vai fazer uma viagem de férias e a primeira coisa que se planeja são os lugares a visitar, hotéis, comida, bebida, mas em muitos casos nós esquecemos de um elemento vital para a viagem. O veículo. Fazer a verificação de óleo, calibragem dos pneus, suspensão e amortecedores é tão importante quanto os demais itens da lista de férias.

Para amortecedores os sinais são bem claros, e ignorá-los não será seguro, por isso, veja abaixo, quando trocá-los:

O que são? 

Amortecedores são peças que estão presentes em todos os veículos automotivos, localizados próximos entre o chassi e as rodas, eles tem a função de controlar as oscilações e manter o contato contínuo com o chão. 

Muitas pessoas confundem amortecedores com suspensões. São peças distintas, mas que fazem parte do mesmo sistema de segurança do veículo. Elas em conjunto são responsáveis pela estabilidade do veículo na pista, enquanto a suspensão tem como função principal diminuir o impacto das rodas e o solo, o amortecedor trabalha para que esse impacto – já recebido pela suspensão – não seja percebido pelos passageiros do veículo.

Portanto, não lembre apenas de revisar a suspensão, mas como também os amortecedores.

Foto: Reprodução – Robo hebeirubo

Os amortecedores fecham ao passar por superfícies elevadas, como lombadas, por exemplo, e abrem ao passar por buracos. 

Quando trocar os amortecedores?

A regra popular e generalizada diz que é necessário trocar os trocá-los a cada 40 mil quilômetros. Mas nem sempre este é o caso, veículos que trafegam por estradas de terra ou esburacadas, muito provavelmente precisarão de novos amortecedores bem antes. 

Já veículos que ficam predominantemente em pistas e rodovias, podem aguentar um pouco mais. Mas de qualquer maneira, o seu veículo irá lhe dizer qual o seu estado, desta forma, preste atenção nos seguintes sintomas:

  1. Barulho:

O amortecedor nada mais é do que uma bomba de óleo, constituída por dois cilindros, externos e internos. Quando ele começar a perder pressão, ele irá emitir um barulho metálico estranho, principalmente ao passar por superfícies irregulares. 

Desta forma, fique de olho em barulhos ao passar por lombadas ou buracos.

  1. Carro trepidando: 

Se o seu veículo está alinhado e balanceado, e mesmo assim ele continua trepidando, pode ser um sinal que os amortecedores não estão bons. Quando o veículo não absorve o impacto com eficiência, ele irá gerar essa tremulação facilmente identificável.

  1. Curvas instáveis:

Como os amortecedores são responsáveis por manter o contato com o solo, um veículo instável na curva, pode ter problemas nesta peça. Fique de olho em dificuldades e instabilidades na hora de realizar a curva, principalmente em altas velocidades, isso pode ser um sinal de que a peça está desgastada. 

  1. Pneus desgastados:

Os amortecedores estão ligados diretamente a saúde do pneu, por isso, caso essas peças estejam com defeito, os seus pneus ficarão desgastados muito mais rápido. Por isso, verifique sempre a saúde do seu pneu e dos demais componentes.

  1. Vazamento:

Caso o amortecedor comece a apresentar defeitos, ele pode começar a vazar óleo. O líquido impede que a anergia seja dissipada pela peça, prejudicando suas funções, e colocando a segurança do veículo em risco. 

Utilize um papel ou pano seco para verificar se há vazamentos.

Preste atenção, e na presença desses sinais, contacte o seu mecânico de confiança para realizar uma manutenção preventiva e corretiva. 

Se gostou do conteúdo, veja mais dicas sobre automóveis aqui no nosso blog. E para placas mercosul, acesse nosso site e conheça nossos serviços. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn