Quais são as Mudanças da Nova Placa Mercosul? Confira o Novo Padrão!

Quais são as Mudanças da Nova Placa Mercosul? Confira o Novo Padrão!

O novo padrão de identificação veicular no Brasil entrou em vigor no dia 31 de janeiro de 2020, com isso, muitas duvidas surgiram sobre quem realmente precisa trocar as placas, quais são as mudanças e como o novo padrão Mercosul afeta cada um dos proprietários!

Se você tem duvidas sobre a nova placa Mercosul continue lendo!

Afinal, o que é a nova placa Mercosul?

A placa Mercosul nada mais é do que uma placa para a identificação de veículos. Diferentemente das que vínhamos usando nos últimos anos a placa Mercosul tem como objetivo padronizar a identificação das placas veiculares entre alguns dos países que fazem parte do bloco econômico, são eles: Brasil, Argentina e Uruguai.

Resumidamente falando trata-se de um acordo de padronização entre os países para facilitar a identificação e também circulação de veículos entre as fronteiras, afinal, as placas seguirão o mesmo modelos mudando apenas a sua nacionalidade.

A nova placa Mercosul é obrigatória?


Como falamos anteriormente neste artigo a legislação foi aprovada, porém a substituição das placas cinzas pelas novas placas padrão Mercosul acontecerá gradativamente.

A troca obrigatória acontece apenas para os veículos que:

  • Fazem o primeiro emplacamento, ou seja, carros 0km
  • Transferências intermunicipais
  • Transferências de categoria, um carro utilitário (placa vermelha) torna-se um veiculo de passeio.
  • Quando a placa cinza é reprovada na vistoria por danos/rompimento do lacre.

O que mudou na nova placa Mercosul?

A mudança de padrão da placa cinza para a placa Mercosul não foi somente em seu layout, foram acrescentadas e também retiradas algumas informações da identificação veicular.

A nova placa agora possui sete dígitos, igual a cinza, porém agora a placa possui quatro letras e três algarismos, o oposto da versão cinza!

Essa alteração permite que o numero de combinações possíveis para emplacamento quase dobre, estima-se que a mudança da placa cinza para a placa Mercosul gere mais de 450 milhões de possibilidades para combinações.

O novo padrão também conta com sequencia intercalada, ou seja, não será padrão uma sequencia de letras e em seguida números como nas placas cinzas. Por exemplo:

  • Sequencia da placa Cinza: ABC-1234
  • Sequencia da placa Mercosul: ABC 1D34

No aspecto aparência, as mudanças também são grandes. Onde atualmente fica alocado o nome da cidade é inserido uma tarja azul com o nome e bandeira do pais de origem, identificando a qual pais do bloco o veiculo pertence.

Novas cores para as placas, tecnologia e segurança

As cores das placas e também a combinação alfanumérica podem variar de acordo com a categoria e função do veiculo para gerar mais variações e também segurança.

Agora as cores são:

  • Preto: Carros de passeio
  • Vermelho: Utilitários (táxis, comerciais, caminhões, autoescola)
  • Azul: carros oficiais
  • Verde: carros de teste
  • Amarelo/Dourado: carros diplomáticos
  • Prateado: Colecionador

No projeto inicial tinha como padrão nas placas Mercosul a bandeira do estado e também do município de origem, alteração que foi feita para a inserção de um QR code no local. Pelo QR code será possível obter todas as informações do veiculo além de evitar clonagens!

E aí? Restou alguma dúvida? Entre em contato conosco pelo nosso WhatsApp!

Siga nossas redes sociais Facebook e Instagram  e fique sempre por dentro!

Esteja por dentro das novidades!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn