Placa Mercosul: Não preciso, mas quero trocar para o novo padrão

A nova placa Mercosul se tornou obrigatória para todos os veículos em território nacional desde 31 de janeiro de 2020. O novo modelo compartilha um padrão entre Brasil, Argentina, Paraguai, Venezuela e Uruguai.

As placas possuem 140 milhões de novas combinações para atender um maior número de veículos, mais do que o dobro de combinações do modelo anterior.

Foto – Divulgação/Detran SP

A troca só é obrigatória para veículos que necessitem de atualizações ou vistorias programadas. Por exemplo: Mudanças de cidade, danos a placa antiga, roubo, etc. Porém, caso o proprietário deseje, ele pode optar pela troca de forma espontânea.

Então nesse artigo, mostraremos como trocar a modelo antigo de placa para o novo, acompanhe:

Por que trocar para a nova Placa Mercosul?

Pessoas que viajam entre países vizinhos podem optar por trocar a placa o quanto antes, além de ajudar na identificação, ela permitirá um acesso mais fácil as fronteiras.

Nova Placa Mercosul

Além disso, para conseguir o modelo novo, é necessário realizar uma vistoria no veículo. Dessa maneira, automóveis que estejam com a vistoria agendada, podem optar pela troca imediata, evitando pagar uma segunda vez em casos extraordinários.

As novas placas também possuem a tecnologia QR CODE no lugar do lacre, que facilita na identificação de veículos furtados ou clonados, e pode ser facilmente acessado pelo departamento de trânsito ou pela polícia.

Foto – Reprodução / Detran SP

Ou puramente para fins estéticos, o proprietário pode optar pela nova placa, se assim desejar.

O que é necessário para a troca?

O procedimento de troca espontânea segue o mesmo padrão das trocas obrigatórias. Para isso, temos um artigo explicando passo a passo de como realizar.

De modo geral, é necessário realizar a vistoria do veículo em uma empresa credenciada pelo DETRAN, feito isso, a própria instituição emitirá o laudo da vistoria, com esse documento gerado será possível solicitar no site do Detran a troca. Após o retorno do Departamento Estadual de Trânsito você poderá efetuar a compra e instalação da sua nova placa em uma estampadora credenciada.

Importante lembrar que logo na etapa da vistoria do veículo é necessário solicitar para os profissionais realizarem o apontamento/motivo da mudança (extravio/roubo/dano) na documentação, no processo será analisado a opção que mais se enquadrar para que seja possível realizar a troca da placa.

É importante salientar que uma vez solicitada a troca, não é possível retornar ao modelo original.

Documentos necessários:

Os documentos necessários para pedir a troca da placa são:

  • CRLV (Licenciamento digital do veículo);
  • Documento de identificação do proprietário (RG, CPF);
  • Comprovante de endereço;
  • Primeira Via da nota fiscal;
  • Decalque do chassi (procedimento realizado pela concessionária ou pela vistoria do DETRAN).

Quanto custa?

A troca é feita pelas empresas credenciadas pelo DETRAN, após o pedido formal de atualização, o proprietário pode optar pela empresa estampadora de sua preferência.

Aqui no Placas.Autos, você encontra placas Mercosul de qualidade e com instalação inclusa, pelo melhor preço da região!

Placas para carros: Conjunto com 2 Placas Automóveis (1 PAR)

Placas para motos: Placa Unitária Motocicletas

A simplificação do modelo, retirada do chip e a atualização de tecnologia, tornaram a placa mais barata do que o modelo antigo, garantindo o mesmo nível de segurança.

Conclusão:

A placa Mercosul já é uma realidade para todos os veículos novos, e o modelo deve ser adotado por todos nos próximos anos. Para não ficar para trás e evitar futuras dores de cabeça, os proprietários podem atualizar-se já.

E para manter-se atualizado e evitar problemas, conte com uma empresa credenciada pelo Detran, que faz o melhor trabalho, e ainda lhe fornece as melhores informações para te ajudar.

Para mais conteúdos como esse, continue lendo nosso blog e conte sempre com o Placas.Autos!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn