Luzes do painel do carro: quando indicam algum problema?

Luzes do painel do carro: quando indicam algum problema?

Você sabia que as luzes do painel de um veículo são a forma de um veículo  se comunicar com o seu condutor e alerta-lo sobre possíveis problemas?

Nesse artigo iremos explicar os tipos de luzes e o que cada uma delas significa ao estarem acesas, fique alerta e continue a leitura!

Diferenças entre as cores das luzes

As cores das luzes já tem como um objetivo ajudar a identificar problemas que são mais graves ou apenas algumas advertências. Isso auxilia o condutor no momento de realizar a manutenção preventiva e corretiva do veiculo quando necessário. É muito importante que todo condutor realize manutenções periodicamente em seu veiculo para evitar problemas graves.

Luzes vermelhas/laranjas: As luzes do painel do carro quando estão vermelhas é sinal de que as coisas não vão bem e o veiculo precisa parar imediatamente para garantir a segurança do condutor ou danos maiores.

Luzes Amarelas: As luzes do painel do carro quando estão amarelas indicam sinais de advertência, ou seja, significa que algo não está funcionando como deveria e que precisa ser visto o quanto antes. Caso tenha alguma luz amarela acesa no painel do seu carro, procure um mecânico mais próximo para verificar.

Luzes Azuis ou Verdes: São as luzes informativas, apenas dão detalhes se possui algo ligado ou não, por exemplo, o farol alto possui a iluminação azul quando ligado e os faróis a luz verde.

Obs: Os veículos sempre acendem todas as luzes do painel quando a chave está no contato antes da partida, portanto tenha atenção se alguma das luzes ficam acesas após a ignição do carro!

O que significa cada luz no painel do veículo?

– Pressão do óleo do motor

Pressão do óleo do motor

A luz de pressão do óleo do motor é vermelha, portanto, se ela permanecer ligada após a ignição significa que o veículo está com o nível de óleo muito baixo ou então algum problema na lubrificação do motor. Andar com o veiculo com essa luz acesa pode causar danos no motor do veiculo, leve-o no mecânico mais próximo.

Bateria

Bateria

A luz da bateria é vermelha, portanto, se ela permanecer ligada após a ignição significa que o veículo está com alguma falha no sistema de bateria, a perda de tensão pode ser um exemplo disso. Considere trocar a bateria do veiculo!

Alta temperatura

Alta temperatura

A luz de temperatura do liquido de arrefecimento é vermelha, portanto, se enquanto estiver andando com o veículo essa luz ficar vermelha significa que o motor do veículo está superaquecendo por falta de agua ou falha no sistema de ventilação (radiador). Considere parar o veiculo em um local seguro e leva-lo ao mecânico.

Injeção Eletrônica

Injeção Eletrônica

A luz de injeção eletrônica é amarela, portanto, se essa luz permanecer acesa após a ignição seu veiculo pode estar com problemas de injeção ou de estabilidade do veiculo. Não há a necessidade de parar o veiculo imediatamente pois é um alerta mas exige a necessidade de levar em um mecânico!

Pré-aquecimento das Velas

Pré-aquecimento das Velas

A luz de pré-aquecimento das velas é amarela, portanto, se essa luz permanecer acesa após a ignição do veiculo demonstra que as velas precisam ser trocadas. As velas garantem o funcionamento correto do motor, eficiência e maior vida útil das baterias e redução da emissão de gases poluentes no meio ambiente. Leve o veiculo em um mecânico assim que possível!


É apaixonado pelo mundo automotivo? Siga nossa pagina no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn