IPVA Atrasado: Veja Como Ficar em Dia Pagando Tudo Online!

IPVA Atrasado: Veja Como Ficar em Dia Pagando Tudo Online!

Quem possui um veiculo sabe que todo inicio de ano existem diversas despesas com ele, começando pelo IPVA. Todavia, é muito comum que nos períodos de festas aumentemos consideravelmente nossos gastos não só com o veículo, mas com presentes e muitas outras coisas que tornam a situação ainda mais complicada.

É preciso se planejar com antecedência para não ficar com o IPVA atrasado, do contrario você pode ter sérios problemas com relação ao veículo, fique tranquilo que tudo pode ser resolvido de maneira fácil e online, continue a leitura e saiba como:

Como pagar o IPVA atrasado?

O procedimento é bem simples e pode ser feito da sua casa! Para começar você precisar ter o documento do veículo ou o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) com você.

O primeiro passo é acessar o site do Detran ou caso desejar da Secretaria da Fazenda, ambos precisam ser o do seu estado. Ambos os sites irão pedir a placa do veículo e o número do Renavam para realizar a consulta.

Em seguida aparecerá uma tela que já mostra o seu boleto e todos os débitos do veículo, basta emitir a guia com os valores atualizados junto com a nova data para pagamento. É importante ressaltar que como está atrasado, muito provavelmente terá acréscimo em juros.

Com o boleto em mãos é só pagar em um dos meios oferecidos, postos de atendimento, lotérica, banco ou internet banking.

Porque preciso regularizar o IPVA atrasado?

O IPVA é um imposto criado pelo governo para que todos os proprietários de veículos automotores paguem. Esse imposto costuma ser reinvestido na manutenção das ruas de nossas cidades. O não pagamento e a inadimplência desse imposto podem gerar situações não muito agradáveis para o proprietário do veiculo.

Multas

O proprietário de veículo automotor que não realizar o pagamento do IPVA recebe uma multa acumulativa que acrescenta na soma dia após dia podendo se tornar uma bola de neve.

Negativação do nome

O não pagamento do IPVA até a nova data limite pode gerar uma cadastro negativo do proprietário em órgãos de regulamentação de crédito como o SCPC e o Serasa. A consequência disso é a limitação na compra de bens e crédito em bancos como empréstimos e financiamentos.

Além disso, ao gerar uma dívida com a federação (governo) impossibilita que a pessoa consiga prestar concursos públicos ou assuma esses cargos caso tenha sido aprovada, uma situação nada agradável.

IPVA atrasado – Como evitar atrasar?

É de conhecimento da maioria dos proprietários de veículos que o IPVA é cobrado com base no modelo do veículo.

O melhor a ser feito é realizar um planejamento financeiro e procurar poupar o valor do IPVA para que quando chegada a data, tenha o valor em mãos para efetuar o pagamento. Procure anotar a data de vencimento em um local que não irá esquecer e tente pagar antes dessa data!

Uma dica válida para não sofrer na hora de pagar o IPVA é diluir o seu valor por 12, logo, para conseguir pagar um IPVA no valor de R$1.200,00 seria necessário poupar R$100,00 por mês, lembrando que poderia sair ainda mais barato por estar pagando a vista.

Caso a poupança não seja uma possibilidade, busque pelos benefícios como parcelamento e descontos para não pesar tanto no seu bolso.


Gostou das dicas? Siga nossa página no Facebook e o nosso Instagram e fique por dentro!

Esteja por dentro das novidades!

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn