Como limpar o carpete do carro

A manutenção do carro não se resume às partes vitais com mecânica e elétrica, não é mesmo? Manter um bom estado do veículo é essencial para usufruir plenamente de suas qualidades, e isso inclui, sem dúvida, uma boa limpeza periódica.

Manter uma boa limpeza ajuda na estética, além de tornar mais agradável os passeios, e até evitar alguns problemas, como poeira no sistema de ventilação, por exemplo. E uma parte importante do interior do carro, que está sujeita a todo tipo de sujeira, são os carpetes.

 

Os carpetes estão sujeitos a todos os tipos de sujeiras, das mais leves até as mais pesadas, por isso, é importante manter uma limpeza adequada destes itens. Então, vamos dar algumas dicas de como limpar os seus carpetes, e mantê-los limpos por mais tempo, acompanhe:

 

Limpezas periódicas

 

Antes de mais nada, a melhor maneira de evitar que seus carpetes fiquem inteiros sujos, é evitar que o grau de sujeira se alastre muito, então, uma limpeza semanal para tirar a poeira do dia a dia, deve te poupar um bom trabalho no dia da limpeza profunda.

 

Além disso, a limpeza semanal não irá tomar muito tempo, já que ainda não existe muita sujeira.

 

Na hora de limpar:

 

Quando for tirar os carpetes para limpar, lavar, ou mesmo aspirar, lembre-se de tirá-los com cuidado, se não toda a poeira será distribuída nos bancos e no assoalho do veículo.

 

Se o seu carpete está sujo de lama, terra, ou uma poeira mais incrustada, você pode simplesmente lavá-lo. Retire-o do veículo, use um detergente neutro e uma vassoura para esfregar, depois é só deixar secando e guardar de volta.

 

Sujeiras mais difíceis:

 

Algumas sujeiras ficam grudadas ou até mesmo manchadas no carpete, exigindo um pouco mais de atenção, neste caso, temos algumas dicas:

 

     Chiclete:

 

Se você possui crianças em casa, já deve ter passado pela situação de um chiclete grudado. Para retirá-lo é simples, use uma pedra de gelo até que a goma fique bem congelada, depois remova-o com cuidado, até tirar todo o produto.

 

     Açúcar:

 

Produtos que contém muito açúcar como: balas, leite, doces e sorvetes, podem ser bem pegajosos e ruins de limpar. Desta forma, a melhor opção aqui é utilizar água morna, uma colher de sopa de vinagre branco e sabão neutro. Se ainda assim a sujeira estiver muito incrustada, aplique um pouco de glicerina no local, e utilize essa mistura, isso deve resolver o problema.

 

     Gorduras:

 

Se o seu carpete está manchado de óleo, graxa ou mesmo gordura, a solução está na benzina. Aplique um pano umedecido com o químico no local, e depois um outro pano com água, isso deve resolver.

 

 

     Matéria orgânica:

 

Se o seu carpete está manchado de sangue, urina ou vômito, utilize a solução de vinagre branco, sabão neutro e água morna, aplique várias vezes se for necessário, até tirar todas as manchas e o cheiro.

 

     Maquiagem:

 

Algumas maquiagens ficam manchadas no carpete, mesmo depois da lavagem, neste caso, escove bem o local, depois aplique um pouco de benzina com a mistura de sabão e vinagre.

 

Carpetes manchados:

 

Se os seus carpetes estão manchados, talvez seja uma boa ideia deixá-los de molho antes de lavar, isso pode ajudar a tirar as sujeiras mais profundas. Alguns produtos para limpeza de roupas podem ser úteis também, mas neste caso teste-os antes em um canto do carpete antes de aplicar, alguns desses reagentes podem manchar ainda mais.

 

Se mesmo assim as sujeiras persistirem, você pode mandar higienizar o carro com um profissional, ou comprar um jogo novo de carpete.

 

Por fim:

 

Por fim, mantenha seus carpetes sempre limpos, e em caso de sujeira, tente limpar o quão antes, desta forma, você evitará que a impureza penetre muito no tecido. Caso seus carpetes fiquem sujos frequentemente devido às necessidades do veículo, você pode optar por tapetes de borracha, além de serem impermeáveis eles não aderem a sujeira, e são muito mais fáceis de limpar.

 

Para mais dicas de cuidados com o seu veículo, veja outros artigos aqui no blog. E se está precisando da nova e obrigatória placa Mercosul, acesse nosso site para conferir os nossos preços e serviços.

 

 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn