Como evitar roubo de placas Mercosul?

As placas Mercosul já são a realidade dos brasileiros, o novo modelo, chamado oficialmente de PIV (Placa de Identificação Veicular), trouxe diversas mudanças, entre elas: Maior número de combinações, validade em todo mercosul, mudanças visuais, e até a retirada do lacre.

Como evitar roubo de Placas Mercosul

Isso representa uma mudança e tanto para os brasileiros, principalmente no quesito segurança. As placas mercosul são mais seguras que as tradicionais cinza, uma vez que possuem efeitos visuais, gravações a laser, QR code, etc. 

Porém, o risco de furto para clonagem ainda é alto, dessa maneira, é importante tentar manter a segurança da sua placa. Como as novas placas não possuem o lacre e o arame que as prendiam aos carros, retirá-las ficou relativamente mais fácil. 

Desta maneira, aprenda rapidamente como aumentar a segurança da sua placa neste artigo, acompanhe:

Mudança de parafusos das placas:

A única forma de aumentar significativamente a segurança da sua placa, é mudar os parafusos que as prendem ao veículo. Por padrão, as placas são fixadas por parafusos philips simples, que podem ser removidos com facilidade. 

Desta forma, trocar os parafusos para outros tipos de chaves menos comuns, aumenta a segurança da sua placa. Confira alguns:

  1.  Parafusos sextavados com porca:

Foto – Shopee.

Parafusos sextavados são fixadores utilizados em construções ou outras aplicações, o nome deriva de sua cabeça de seis lados. Se você utilizar um parafuso sextavado com arruela e uma porca no lado interno, você poderá fixar sua placa com bastante estabilidade, deixando sua placa mais segura.

Se esse parafuso for devidamente apertado, podem ser necessárias duas chaves para retirá-las, o que impede e dificulta bastante a remoção forçada da placa mercosul.

  1. Parafuso Allen:

Parafusos Allen são fendas com seis lados também, e são necessárias chaves allen de tamanhos específicos para colocá-los ou retirá-los.

Foto – Shopee.

Foto – Shopee

Esses parafusos necessitam dessa chave específica, e força-los com outros tipos de chaves pode danificar o parafuso, o que tornará sua remoção impossível para a infelicidade dos criminosos. 

  1. Parafuso Torx:

O parafuso Torx também é uma fenda de seis lados, porém, sua chave tem um formato de estrela, e não são tão comuns, o que dificulta sua retirada. 

Foto – Shopee

Foto – Shopee.

Essa chave é bastante utilizada em aparelhos eletrônicos pelo mesmo motivo, garantir a segurança e evitar que a remoção seja fácil.

  1. Chave + Fita:

Você pode optar por qualquer tipo de chave mencionada acima, ou mesmo um parafuso de cada tipo, para dificultar ainda mais a ação dos criminosos. Mas se você ainda precisar de um sistema de redundância, poderá utilizar fitas dupla face.

Foto – Shopee.

Essas fitas dupla face são poderosas, e podem ser utilizadas até para colocar objetos nas paredes. Colar um pedaço de fita nos locais internos da placa, irá permitir que ela fique mais firme e consistente, dando pouco espaço para os bandidos movimentarem, e ainda ganhando tempo com tudo isso.

Por fim:

Por fim lembre-se: Embora a segurança da sua placa seja importante, não se esqueça de mantê-las sempre limpas e visíveis, sem utensílios que atrapalhem a identificação, já que isso pode acarretar em multa. 

Se você gostou deste artigo dê uma olhada em nossas outras dicas aqui no blog, tudo sobre as placas Mercosul você poderá encontrar por aqui.

Se você já passou pela situação de um furto, extravio, ou mesmo precisa fazer a Placa Mercosul pela primeira vez, conte com uma estamparia de confiança e consolidada no mercado, conte com a Placas Autos.

Para conhecer nossos serviços e preços, acesse nosso site clicando aqui.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn