como calcular o consumo de Km/L do seu carro

Aprenda como calcular o consumo de Km/L do seu carro

Calcular o consumo do seu automóvel é importante, não apenas para manutenção, mas para evitar gastos excessivos e saber o que é melhor abastecer. Em tempos de inflação é normal que os preços dos combustíveis subam, por isso, a melhor maneira de economizar é saber o quanto você gasta.

Alguns carros possuem essa informação no painel, outros possuem essa conta prevista no manual, mas com o desgaste do carro, e até a qualidade do combustível podem mudar essa equação, é importante saber calcular.

Como calcular o consumo?

O ideal para calcular o consumo é completar o tanque do carro, para descobrir a quantidade de litros que o veículo suporta. Essa informação também está no manual, que também é disponibilizado na internet.

Mas se você não possui o manual não tem problema, deixe o carro na reserva com o mínimo de combustível possível, e complete o tanque, depois é só olhar na bomba quantos litros de combustível foram injetados no veículo.

Depois de saber a quantidade de litros disponíveis no tanque, é só começar a rodar e calcular o valor total. Depois é só pegar o valor total de quilômetros rodados e dividir pela quantidade de combustível consumida.

Por exemplo: Se seu carro rodou 400Km com um tanque de 40 Litros, isso significa que ele fez 10Km por litro.

É importante também realizar esse mesmo cálculo três vezes para um média aproximada mais real. Depois é só somar os valores obtidos cada uma das vezes, e dividir por três.

Por exemplo: 

  • Primeiro resultado: 10 Km/L
  • Segundo resultado: 13 Km/L
  • Terceiro resultado 11 Km/L

10 + 13 + 11 = 34

Dividido por 3 = 11,3 Km/L em média.

Diferentes situações:

Em diferentes situações os carros consomem mais ou menos, por essa razão, essa conta pode ser divida em duas partes. Estrada e cidade.

O consumo na cidade tende a ser maior, pela alta troca de marcha, variações de velocidade e aceleração.

O consumo na estrada tende a ser menor, a velocidade e a aceleração constante poupam combustível.

O processo de cálculo é o mesmo, e se você não souber quantos KM rodou dentro da cidade, a maioria dos painéis do carro tem um contador secundário, que pode ser zerado para saber exatamente a distância percorrida.

Diferentes Combustíveis:

Diferentes combustíveis também tem uma eficiência diferente, geralmente a gasolina rende mais que o etanol, mas nem sempre a diferença é o suficiente para compensar o preço.

Por isso, o melhor é decidir sozinho, realize essa mesma conta com os dois combustíveis, para calcular o rendimento de cada um, é a melhor opção.

Há também uma regra comumente utilizada, que se o Etanol estiver até 70% do preço da gasolina, o etanol está mais vantajoso. Essa regra pode ser variável, pois, com a melhora dos motores Flex, esse percentual pode ser maior.

Consumo excessivo de combustível: 

Se o seu carro está consumindo combustível excessivamente, isso pode ser um sinal de que algo está errado, por isso, fique alerta em:

  1. Pneus:

Se os pneus estiverem murchos ou desalinhados, eles podem aumentar significativamente o consumo.

  1. Condução:

Acelerar muito bruscamente e arrancadas fortes consomem mais. Andar com o carro sempre cheio também aumenta o consumo de combustível.

  1. Vidros e Ar condicionado:

O ar condicionado consome mais combustível, porém, acima de 80 km/h ele acaba sendo mais vantajoso, já que os vidros abertos podem causar resistência do ar, deixando o carro mais “pesado”.

  1. Problemas mecânicos:

Se o seu carro está gastando muito mais do que deveria, talvez seja hora de uma análise profissional, velas desgastadas ou problemas na mangueira de combustível podem ser causas para o consumo elevado.

Conclusão:

Saber o quanto seu carro gasta é importante para salvar o bolso e evitar despesas a mais. Por isso, fique sempre de olho no consumo do seu carro e evite futuras dores de cabeça.

Evite também andar com pouco combustível, ficar parado na estrada por falta de abastecimento configura uma infração média no valor de R$130,00 e quatro pontos na CNH.

Se você gosta das dicas e quer mais, acesse nosso Blog para mais informações e outros artigos que podem ajudá-lo a poupar dinheiro no mundo dos automóveis. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn