5 DICAS PARA FAZER UMA VIAGEM TRANQUILA COM SEU CARRO

5 dicas para fazer uma viagem tranquila com seu carro

Não há como negar a facilidade que os carros trouxeram em nossas vidas, mas como boas ferramentas, os veículos são compostos de milhares de peças, que precisam estar funcionando entre si para uma viagem tranquila. Por exemplo, um carro sem água no radiador pode fundir o motor, um problema que seria facilmente evitado. 

E para garantir que você não fique na mão em sua viagem em família, trouxemos neste artigo algumas dicas, principalmente do que verificar antes da viagem, para que você aproveite a estrada sem dores de cabeça, acompanhe:

1) Revisão:

A revisão especializada deve ser feita a cada 6 meses ou a cada 10 mil quilômetros rodados. Se o seu carro está chegando nesta meta, e ainda não passou por uma revisão, a melhor opção é levá-lo ao profissional.

Na revisão os profissionais irão verificar o carro todo, visualmente e mecanicamente, rodando scanners e arrumando tudo. Todo o carro será analisado, desde o motor, câmbio, transmissão, freios, parte elétrica, até o escapamento.

Essa pode parecer a dica mais cara, porém, este não é o caso. O conjunto de revisões e manutenções realizadas no carro, se forem feitas separadamente, serão muito mais caras.

Além disso, caso algum item quebre na viagem, por exemplo a transmissão, ela irá trazer uma série de consequências graves para o veículo, o que pode elevar o custo da manutenção em muitas vezes. 

2) Fluidos:

Os fluidos são os responsáveis por manter o carro resfriado e lubrificado, evitando que peças se quebrem por atrito, ou que elas esquentem demais. Os fluidos também devem ser verificados periodicamente, e para garantir a segurança da sua viagem, não esqueça de checá-los.

O fluido de óleo está localizado em um reservatório sob o capô, basta retirar a tampa e ver a consistência do líquido, ele deve estar com uma cor clara, e com uma consistência fluida, caso ele esteja escuro e gelatinoso, está na hora de fazer a troca. 

O fluido do radiador também é facilmente localizável, geralmente em um reservatório semi-transparente, neste caso, basta abri-lo e colocar o fluido até o nível indicado. Lembre-se de fazer isso com o carro frio, já que todo o motor, inclusive o reservatório podem esquentar bastante. 

Isso também se aplica ao fluido de transmissão, que também deve ser verificado. Caso você não consiga realizar essas operações, ou fique apreensivo pela falta de conhecimento, não tem problema, leve-o para um profissional, e essas tarefas podem ser executadas em alguns minutos. 

Você também pode aprender a fazer isso observando o profissional trabalhar, assim, na próxima viagem ou quando for necessário, poderá fazer você mesmo.

3) Pneus:

Os pneus são as partes cruciais mais fáceis de serem revisadas. Primeiro, verifique se eles estão em bom estado, se os sulcos estiverem muito rasos, menores do que 1,6mm, eles estão carecas, e a frenagem não irá ocorrer adequadamente.

Andar com os pneus “carecas” aumenta consideravelmente a chance de acidentes, além de configurar infração grave. Outro ponto a ser observado é se ele está bem calibrado, pneus murchos podem desbalancear os carros nas curvas, e consumir muito mais combustível, tornando sua viagem mais cara.

Cada pneu possui uma especificação de pressão, desta forma, confira rapidamente no manual a pressão adequada. Para carros cheios, pesados e para viagens, geralmente a pressão indicada é maior que a normal, por isso, é obrigatório ter que calibrar os pneus antes.

Não se esqueça também de calibrar o estepe, já que ele pode se tornar necessário em caso de alguma emergência na viagem.  

4) Acessórios:

Um item muito negligenciado que faz total diferença, são os acessórios do carro, tais como: limpador de parabrisas, triângulo de emergências, chave de roda, etc.

Os limpadores de parabrisas são facilmente trocáveis, se eles estiverem fazendo barulho ou ressecados, não exite em trocá-los, chuvas fortes são comuns nas estradas, e um limpador de parabrisas ruim pode gerar acidentes. Verifique também as chaves do carro, para uma eventual troca de pneu, o triângulo de aviso, caso aconteça uma emergência, e quaisquer outros acessórios e chaves que seu carro precisa. 

5) Luzes:

Por fim, verifique se todas as luzes do carro estão funcionando, as luzes de freio, os faróis alto e baixo, as lanternas, as setas, tudo deve estar dentro dos conformes, tanto para evitar acidentes, quanto para evitar multas. 

Verifique também se os faróis estão regulados, já que eles podem ficar apontados na direção errada, prejudicando a visibilidade de outros motoristas. Verifique também se eles estão com a iluminação adequada, já que uma luz mais fraca pode ser prejudicial a sua visibilidade.

Verifique também se não há nenhuma luz diferente no painel do carro, já que isso pode indicar outros problemas. 

Por fim:

Por fim, aproveite sua viagem com segurança, siga as regras de trânsito e não tenha pressa, já que a sua segurança é a coisa mais importante. 

Manter o carro em bom estado é uma obrigação legal, assim como ter os documentos em dia. E vale lembrar que agora, todos os carros novos ou com alteração de documentos devem possuir as Placas Mercosul.

A Placa Mercosul também te ajudará nas suas viagens, já que ela vale para além do território nacional, e pode ser facilmente adquirida na Placas.Autos. Se você quer saber mais de como atualizar sua placa para a nova, confira nossos outros artigos aqui no blog.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn