10 truques que não te ensinam na autoescola

Para tirar a habilitação, todos nós precisamos passar pela autoescola, aprender sobre placas, as regras de trânsito, como dirigir e até um pouco de mecânica. Porém, alguns truques não são ensinados nas autoescolas, e só os aprendemos com o tempo.

Para tornar a experiência de dirigir mais prática, você pode contar com alguns truques, principalmente aqueles que não são ensinados formalmente. Veja aqui então, 10 truques que não te ensinam na autoescola, e podem facilitar sua vida.

1) Seque os freios:

10 truques que não te ensinam na autoescola: Seque os freios

Na autoescola somos ensinados sobre aquaplanagem, que é quando o carro perde o contato com o solo, deslizando na superfície da água. Isso geralmente acontece em grandes poças, porém, existe um outro fator que pode contribuir para o carro deslizar, o freio molhado.

Mesmo as poças menores podem molhar os freios, fazendo-os perder a eficiência, por isso, ao passar por uma poça d’água, seque os freios.

Para secar os freios é simples, mantendo a velocidade constante, freie suavemente algumas vezes, o atrito natural da pastilha de freio deve evaporar a água localizada.

2) Analise os carros no trânsito:

10 truques que não te ensinam na autoescola: Analise os carros no trânsito

Ao esperar no trânsito, todo motorista já teve a impressão que a fila do lado andava mais rápido, e pode até ser que isso seja verdade.

Por isso, quando estiver no trânsito, analise o comportamento dos outros carros, principalmente os mais altos. Caminhões, ônibus e carros altos podem ver o que está acontecendo lá na frente, e se estão mudando de pista, provavelmente estão fugindo do bloqueio. Por isso, analise os veículos altos no trânsito, eles podem ver o que você não pode.

3) Não vire o pneu antes da hora:

Não vire as rodas antes da hora

É normal ao esperar para virar, já deixarmos as rodas dos carros viradas, porém, o ideal é mantê-las retas.

Isso porque, se algum veículo bater na sua traseira, você irá invadir a pista do lado acertando outros carros, dependendo da força, o carro pode até capotar. Com o carro reto, você pode controlar e frear o carro melhor, minimizando os danos.

Por isso, mantenha as rodas retas por precaução, e só as vire na hora de sair.

4) Ajuste o retrovisor à noite:

Ajuste o retrovisor à noite

A alavanca no espelho retrovisor serve para alterar seu “modo”.

Por isso, se o farol ou luzes fortes estão incidindo diretamente em seus olhos, puxe a alavanca para mudar a inclinação, isso resolverá o problema.

5) Ar condicionado:

Ar condicionado

É recomendado a ligação periódica do ar, mesmo nas estações frias, onde ele não será utilizado.

Isso porque a exposição prolongada e falta de uso podem gerar problemas nos fluidos de resfriamento e nos tubos. Liga-los um pouco pode ser uma manutenção preventiva útil.

6) Elimine pontos cegos:

Elimine pontos cegos

Pontos cegos do carro são uma obstrução parcial do campo de visão, ou seja, tudo aquilo que você não enxerga.

Para eliminar os pontos cegos do carro, é essencial manter os espelhos laterais bem ajustados. Ajuste-os de maneira com que seu carro não apareça no reflexo.

Outra opção é colocar pequenos espelhos convexos nos retrovisores laterais, que irão te dar uma visão mais ampla. Eles são baratos e podem ser colocados em casa.

Retrovisor

7) Olhe sempre o “vizinho”:

Olhe para o vizinho

Em estradas que possuem muitas faixas, fique sempre de olho nos carros emparelhados com o seu.

Muitos acidentes ocorrem porque alguém trocou de faixa sem avisar, ou o carro foi desviar de algo e invadiu a sua pista, entre outros motivos.

Por isso, fique de olho no seu “vizinho” de pista, andar olhando para todos os lados pode te ajudar a evitar acidentes. Dentro de cidades se o carro na lateral frear, pode ser que esteja dando passagem a um pedestre ou animal, por isso, manter os olhos abertos pode ajudar em diversas situações.

8) Estacionar virado:

Não estacione virado

Evite estacionar com as rodas viradas, isso pode prejudicar o braço da suspensão e causar danos no longo prazo.

9) Ouvidos atentos:

Um bom indicador do carro são seus barulhos, preste atenção em sons diferentes pode evitar futuras dores de cabeça.

Se você ouvir algum barulho diferente, tente identificar o que é, pastilha de freio desgastada, peça solta no motor, até mesmo alguma coisa enroscada no pneu.

Em casos de problema mecânico, o barulho pode ajudar o especialista a encontrar o problema, por isso, fique de ouvido atento aos diferentes sons que seu carro produz.

10) Ajuste o carro:

Ajuste o carro

Veículos modernos possuem muitos ajustes, regulagem da altura do banco, do encosto, do volante, tudo é customizável.

Por isso, ajuste sempre o carro para seu conforto, mantenha os braços não muito esticados, e as pernas confortáveis. Todos os movimentos devem ser feitos sem dificuldade. Mantenha também o encosto de cabeça na altura adequada, isso pode salvar vidas em eventuais acidentes.

Conclusão:

Dirigir se torna um hábito, e todos os aprendizados do dia a dia devem ser levados em consideração, por isso, se conhece mais alguma dica que não ensinam nas autoescolas, não deixe de compartilhar conosco.

Acesse nosso blog para mais dicas, e fique por dentro.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn